Acontece:
Translate:


18/06/2015 - 12h00min - atualizado em 30/06/2015 - 15h52min

Ser voluntário: Não tem preço





Untitled document

                             

Alguém já disse que tempo é dinheiro. O mesmo se pode dizer para os conhecimentos, competências e habilidades que cada ser humano possui – você não paga para ajudar os outros ou à sua comunidade, mas o resultado que seu talento pode dar é impagável.

Com base na enorme possibilidade de agregar valor, dinamizar e somar esforços e recursos de milhares de voluntários, que a Igreja Metodista acaba de lançar o Projeto VER (Voluntários em Rede).

O objetivo desse projeto é mobilizar diferentes profissionais, com as mais distintas habilidades e competências, metodistas e não metodistas, para atuar no amplo leque de ações e estratégias de serviços sociais, ministeriais, comunitários e humanitários, projetos sociais e ambientais, dentre outros.

O Projeto VER é uma parceria entre a Secretaria Regional de Ação Social em parceria com a Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, com alcance nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O projeto terá uma equipe de acompanhamento que manterá contato com os voluntários cadastrados na Rede de Voluntários, tanto para apresentar as demandas, bem como proporcionar materiais de apoio, delineamento de estratégias e atendimento das demandas.

 

O que é um voluntário

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos".

Conforme estudo recente realizado pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, o voluntário é um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

 

Por que ser um voluntário?

Uma das principais razões para ser voluntário passa justamente pela noção de partilha. Recebemos muito nessa vida e a melhor forma de agradecer a Deus e à vida pelas oportunidades e conquistas é devolver um pouco às pessoas e comunidades menos favorecidas. Outra razão é a noção de cidadania e responsabilidade social que se estende não só ao Estado e às empresas, mas também aos cidadãos que percebem seu compromisso para construir e manter uma sociedade mais justa, fraterna, sustentável, de modo a corrigir as distorções e deficiências. Ou seja – somos todos responsáveis quando se trata de um mundo melhor e mais digno.

 

Quem pode ser um voluntário?

Qualquer pessoa pode ser um voluntário, independente da escolaridade ou idade. O importante é ter boa vontade, responsabilidade e disposição em contribuir com a melhoria de vida de outras pessoas e comunidades. Profissionais podem contribuir com suas competências, desde um pintor, cozinheiro ou babá até dentistas, advogados ou psicólogos. O requisito fundamental é colocar seus conhecimentos e sua disposição em favor da causa.

 

O voluntariado é sustentável

Doar nosso tempo, conhecimentos e habilidades em prol da sociedade e do meio ambiente não só garante a preservação, mas também amplia e capitaliza os recursos da comunidade. O voluntariado é sustentável porque não compromete os recursos públicos do Estado, tampouco os recursos de ONG’s e instituições, justamente por capitalizar os recursos já existentes na comunidade, na maioria das vezes, não utilizados.

 

Cadastre-se agora e seja um voluntário

Para fazer parte da Rede de Voluntários, basta acessar o site http://projetover.wix.com/projeto e preencher as informações solicitadas. Não deixe nenhuma pergunta sem responder, pois você receberá informes sobre as mais diferentes atividades e projetos com base nas habilidades e competências que você indicar. Outra forma de manter contato com a Rede de Voluntários é por meio do site: O sigilo é garantido e você também pode divulgar o link do cadastro

http://projetover.wix.com/projeto#!localizacao/cfvg

                                         

Você verá como é legal ser um voluntário. Afinal, a experiência de cooperar para um mundo melhor não tem preço!




Dialogo Pastoral - Dez2015-Jan/Fev2016

O 42º Concílio Regional
Saiba como foi o dia a dia do 42º Concílio Regional

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,


I PEDRO 1.22

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
4ª Região Eclesiástica - Rua Iribá, 68 - Cachoeirinha - Belo Horizonte - MG - Cep 31130-700 - Fone: 31 3241.4459
Desenvolvido por: