logo-igreja-metodista

2017_02_im_divinopolis
Divinópolis

No dia 20 de dezembro de 2014, o Pastor Caio de Oliveira Moura Souza recebeu dois presentes. Ele relembra muito bem essa experiência quando sua esposa, Aline, estava grávida. “Eu moro em Cataguases (MG) e estava indo a Belo Horizonte (MG) para receber minha nomeação pastoral. A bolsa da Aline (esposa) estourou e eu tive que voltar no meio do caminho. A Ester nasceu na hora do culto. Eu estava na maternidade olhando a minha filha quando fiquei sabendo de minha nomeação. Nasceu a Ester e a Igreja Metodista em Divinópolis naquele dia”, disse o pastor. A cidade conta com 213 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE (2010).

Em março, a Igreja vai completar três anos, mas já conta com 30 membros arrolados. O Pastor Caio confirma que nos cultos dominicais há uma frequência dobrada. “Saímos daquele esquema de garagem, em um bairro periférico. Agora já estamos mais centralizados; com isso, temos mais visibilidade. “Os próprios membros agora começaram a evangelizar e a abraçar a bandeira do metodismo na cidade. Creio que estamos com uma frequência nos cultos de 50 a 60 pessoas”, disse.

Aos poucos a comunidade está crescendo. “Com a nossa própria arrecadação, nós compramos o som da igreja, microfone e uma bateria, mas o Projeto de Plantação de Igrejas é totalmente dependente de doações. Precisamos de recursos financeiros para podermos comprar caixas de som e materiais de educação cristã para as crianças”, relatou o Pastor Caio.

O pastor alertou sobre o que tem lido e estudado sobre plantação de igrejas, chamando atenção pela contribuição que outras instituições oferecem às suas igrejas. “As igrejas chegam à cidade com total apoio e tudo preparado, com templo, terreno, já construindo templo ou não, mas tem total apoio. Em nosso caso, ainda estamos engatinhando, mas claro que fizemos história aqui em Divinópolis. Temos o local onde nos reunimos para receber as pessoas”, disse o Pastor.

A primeira estratégia missionária realizada pelo Pastor Caio foi um culto na sala da casa dele. “Não tinha ferramentas, células, pessoas. Eu não podia fazer um encontro com Deus. Então nós começamos a promover cultos na garagem. A igreja iniciou na sala da minha casa.

Passamos um mês nos reunindo na sala da minha casa, os/as vizinhos/as começaram a chegar, querer conhecer, aquela questão de interior, de mineiro. Então, descemos para a garagem da minha casa. E tudo iniciou na garagem. Eu coloquei uma placa escrita: ‘Igreja Metodista’. Não coloquei congregação ou ponto missionário. O evangelismo era mais pessoal meu e da minha família. Fomos contando com a simpatia de toda a vizinhança”, destacou o pastor.

Enquanto isso o Senhor ia acrescentando os/as que iam sendo salvos/as. Em menos de um ano, foi necessário mudar de local, para a Avenida Pitangui, número 355, porque já não cabiam mais tantas pessoas na garagem da casa pastoral. “Estamos em um salão alugado muito grande. Aprouve a Deus honrar a igreja. A igreja na garagem foi crescendo, foi expandindo através de cultos. Nós tentamos fazer evangelismo, panfletar no bairro, mas o mineiro é um pouco desconfiado e não deu muito certo”. Atualmente a comunidade realiza Bazar, cadastro de pessoas para receberem cestas básicas, evangelismo pessoal e pequenos grupos de discipulado.

Esse é mais um projeto mantido pela Sede Regional com apoio de alguns Distritos. A Igreja já consegue pagar algumas despesas, mas a maioria delas é por conta da Sede Regional. Outras parcerias também foram realizadas. “Além da Sede Regional, tenho total apoio do Distrito Sul de BH e norte de Minas, que têm me ajudado com doações”, finalizou o Pastor Caio.