logo-igreja-metodista

Aracruz

A cidade localizada no estado do Espírito Santo já foi palco de vários encontros metodistas, inclusive o Concílio Geral de 2006 foi em Aracruz (ES). Quem iniciou a missão metodista na cidade foi o Pastor Lucas Andrade, em 2014. Em 2015 foi nomeado o Pastor Mozarqui Moreira Guida ao lado da esposa, Kátia Silva de Souza, da filha, Ana Beatriz de seis anos, e do filho, Álvaro Guida com dois. Natural de Carangola (MG), o Pastor Mozarqui morava em Juiz de Fora (MG) desde 1994, mas aceitou o desafio para dar continuidade nos trabalhos em Aracruz.

A Sede Regional da 4ª RE, como nas outras cidades em que acontecem o Projeto Plantação de Igrejas, mantém todas as despesas. No entanto, outras parcerias missionárias têm acompanhado a trajetória na missão em Aracruz. “A Igreja Metodista em Coqueiral sempre participa conosco dos pequenos grupos, do evangelismo, participam com violão, trazem caixa de som e nos ajudam bastante na divulgação do trabalho”, disse o Pastor Mozarqui complementando que também tem o apoio da Igreja Assembleia de Deus.

Aracruz, segundo o IBGE, conta com uma população estimada em 2016 de 96 mil habitantes. No último Censo, em 2010, tinha 81 mil. Uma cidade que está praticamente no patamar da decisão do 19º Concílio Geral, que apontou as diretrizes para ter uma Igreja Metodista em cada cidade com mais de cem mil habitantes.

“Tento em vista o desafio, é um desafio prazeroso. Sempre procuramos passar para as pessoas que caminham conosco o privilégio de implantar uma igreja nessa cidade. Visitamos os hospitais e, a partir daí, também começamos o evangelismo uma vez por mês – no último sábado. Vamos a cada bairro onde tem as células convidando as pessoas, batendo de porta em porta”, relatou Mozarqui.

O Projeto Casas de Paz, ou Lar de Paz como alguns chamam, também está sendo colocado em prática. “Temos realizado aqui o Lar de Paz direcionado pela Sede Regional. Visitamos o Lar de Idosos Recanto do Ancião José Segatto, mas nossa principal prioridade aqui é fortalecer os pequenos grupos. À medida que as células forem crescendo, certamente a igreja crescerá junto com elas”, disse o Pastor.

Nilceia Dina de Oliveira se mudou para Aracruz há poucos meses. Ela veio do Rio de Janeiro, onde congregava em uma Igreja em célula. “Ao chegar a Aracruz eu conheci o trabalho da Igreja Metodista por meio da célula. Me encantei pelo trabalho do Pastor Mozarqui e sua família. O Pastor cuida de vidas. Ele tem cuidado de minha família e de outras com muita dedicação”, disse Nilceia.

De acordo com Nilceia, a Igreja Metodista tem cumprido seu papel no Estado. “Vejo como o trabalho da Igreja aqui em Aracruz é muito importante. Há empenho do pastor em ganhar almas, cuidar das vidas e estar próximo em todos os sentidos. Isso foi o que me trouxe e que tem me ajudado a permanecer na Igreja a cada dia. Dentro de Aracruz, o trabalho metodista tem sido muito importante e vamos ganhar muitas vidas para o Senhor”, finalizou Nilceia.

No início do último ano, quando o Pastor Mozarqui chegou à cidade, havia apenas um pequeno grupo. “Atualmente temos três células. Talvez poderíamos ter mais ou menos, mas essa é a nossa realidade hoje, além de nossos cultos domésticos que realizamos em minha casa porque ainda não temos um templo”, se alegrou o Pastor Mozarqui, que está providenciando um vídeo institucional a pedido do Superintendente Distrital, Pastor Marcílio Gonçalves, para tentar conseguir novas parcerias.