logo-igreja-metodista

Projeto Almenara

 

 

2017_02_almenara_im

Almenara

Com pouco mais de 38 mil habitantes, Almenara (MG) fica localizada na região do Vale do Jequitinhonha. Segundo o Censo do IBGE (2010), já chegou a ter 45 mil habitantes em 1992, mas, quatro anos mais tarde, a população caiu drasticamente para 32 mil. Embora não esteja no alvo das cidades com mais de cem mil habitantes, a 4ª Região encara o trabalho missionário como um dos desafios que precisam ser contemplados.
Foi nomeado, em 2013, para a cidade de Almenara o Pastor Diviraldo Rodrigues. Em um primeiro momento, o pastor procurou conhecer a cidade e alugar um local para morar. Somente no dia 17 de maio de 2013 foi realizado o primeiro culto na casa do Pastor Diviraldo, com dez pessoas presentes, incluindo os Pastores Lutero, Devanir e Laércio.

Atualmente são frequentes entre 10 e 14 pessoas; membros arrolados são apenas três pes­soas. A Cleuzenir Alves Martins é uma delas e considera o trabalho metodista essencial na cidade. “O Vale é conhecido como o ‘Vale da Miséria’. A criminalidade tem crescido dia após dia. Creio que a Igreja Metodista é de suma importância para a cidade, porque ela está a serviço do povo. Esse é o diferencial. Ela precisa mais do respaldo de outras igrejas, porque nem sempre aquele/a que planta é aquele/a que colhe. Temos permanecido firmes no propósito. O Pastor Diviraldo tem procurado por meio de suas ações e estratégias missionárias alcançar novas vidas na cidade”, disse Cleuzenir.
O Pastor Diviraldo garante que muitas ações missionárias têm sido realizadas na cidade. “Temos feito evangelizações nos lares e nas ruas, além de visitas nos hospitais. Temos alguns trabalhos específicos, como o projeto Parakletos (palavra grega que significa consolação) no dia 2 de novembro. Temos evangelizado também nos semáforos no Dia Mundial da Água”, disse o Pastor.
O Pastor conta que recebeu, em 2016, um grupo de voluntários/as da cidade de Teresópolis (RJ) e da cidade do Rio de Janeiro. “Temos buscado contato com outros/as colegas, irmãos/ãs que desejam fazer o trabalho missionário no Vale do Jequitinhonha”.

As ações partem, a princípio, dos relacionamentos onde o Pastor Diviraldo realizava semanalmente encontros no seu apartamento. “Por dois anos eu morei nesse apartamento. Depois, consegui uma casa com uma garagem. Um espaço bem maior para realizar os cultos dominicais na garagem. Desde maio de 2015 nós temos cultos dominicais todos os domingos”, relatou o Pastor.

Almenara foi a primeira cidade escolhida no Projeto Plantação de Igrejas da 4ª RE. No início, em 2013, o projeto foi sustentado por parcerias missionárias. “Por dois anos nossos/as parceiros/as sustentaram o projeto, o obreiro e todas as despesas. A Sede Regional mantém o projeto aqui em Almenara, além de parceiros/as que depositam os valores acordados diretamente na conta da Sede.”

No caso do Projeto Parakletos, várias parcerias têm sido realizadas. A Copasa, que fornece água para a região, também tem apoiado, além de o Pastor ir aos supermercados em busca de doações. “Temos nos aproximado da prefeitura em busca de parcerias, mas, por questões de acessibilidade, não se consegue êxito”.

O projeto missionário da 4ª RE Passa a Macedônia já aconteceu em Almenara. “Tivemos cerca de 200 pessoas que fizeram um trabalho social muito bonito; mesmo com pouco apoio da prefeitura, conseguimos fazer um belo trabalho de evangelização. Foram entregues mais de cinco mil folhetos na cidade”.

O Pastor Diviraldo espera que com o novo prefeito, que é membro na Igreja Presbiteriana, a parceria possa melhorar. “Espero que essa acessibilidade melhore. Temos bons projetos para colocar em prática, mas falta apoio, falta incentivo da prefeitura”, desabafou o Pastor. Ainda segundo Diviraldo, a Igreja precisa substituir a “caixinha de som por uma nova”, concluiu.