logo-igreja-metodista

2017_02_im_pousoalegrePrimeiro Pequeno Grupo na cidade de Pouso alegre, em 2013, época em que o Pastor Douglas (camisa listrada) era ainda seminarista.

Pouso Alegre

Em 2013, o então seminarista da Faculdade de Teologia (Fateo), Douglas Bortone, ficou sabendo de famílias metodistas que residiam em Pouso Alegre (MG). A cidade localizada no Sul de Minas conta com 130 mil habitantes, segundo o IBGE. Em agosto daquele ano, Douglas passou a viajar de São Bernardo do Campo (SP) até Pouso Alegre todos os finais de semana atrás dos contatos metodistas para iniciar o trabalho na cidade.

“Eu não tinha ninguém, nós tínhamos apenas contatos das pessoas metodistas que residiam na cidade, mas não tinha certeza de que elas estariam conosco nesse projeto”, disse, agora Pastor Titular, Douglas Bortone.

Em setembro do mesmo ano, o Pastor Douglas iniciou o primeiro pequeno grupo com seis pessoas na casa de Vitor e Marina. Lá eles ficaram por seis meses com outra família. “Depois desse período passamos para um hotel da cidade onde a Igreja começou a tomar corpo, num anfiteatro. Ali nós demoramos. Ficamos um ano e meio fazendo cultos nesse local”, relatou o pastor.

2017_02_poucoalegre_imAtualmente esse é um dos pequenos grupos que se reúnem no bairro Árvore Grande, em Pouso Alegre.

Welerson Barbeto, juntamente com a esposa, Cassiane, e as duas filhas, Larissa e Giovanna, estão desde o início do projeto em Pouso Alegre. “Com certeza o projeto missionário metodista nasceu no coração de Deus. No primeiro semestre de 2013, o então seminarista Douglas nos contatou divulgando o projeto e pedindo a nossa ajuda”, disse Welerson.

De acordo com Welerson, o trabalho no início não foi tão simples assim. Pouso Alegre é uma cidade com algumas peculiaridades. “Não é fácil a expansão do evangelho na cidade. Outras reuniões foram feitas nas casas, mas poucas pessoas se faziam presentes. Foi nítida a intervenção de Deus quando tivemos o aval da gerência daquele hotel para nos reunirmos enquanto comunidade cristã”, testemunhou Welerson.

Três anos mais tarde, a história é outra. A Igreja cresceu, os membros são ativos e, de acordo com o Pastor Douglas, circulam pelas células pelo menos umas 90 pessoas. “Hoje nós temos um templo alugado, em parceria com a Sede Regional e com o Distrito. A Escola Dominical funciona geralmente como formadora de liderança para o discipulado e também para várias áreas da Igreja Local. Em relação à comunidade, hoje nós temos uma frequência nos cultos de 65 pessoas. Vamos começar o ano de 2017 com dez grupos pequenos ativos”, contou Douglas, esperançoso.

Duas ações, pelo menos, contribuíram com o avanço missionário em Pouso Alegre, de acordo com Welerson. “Vale destacar o projeto Casas
de Paz e as células que contribuíram significativamente para a consolidação do projeto”, finalizou.

A ideia é expandir mais. Outra ação missionária vai acontecer nas cidades vizinhas de Pouso Alegre. Atualmente um pequeno grupo se reúne na cidade de Borda da Mata, que fica aproximadamente a 20 quilômetros de distância de Pouso Alegre. A cidade tem 25 mil habitantes.

Casas de Paz é um projeto em que um grupo de irmãos/ãs, após um período de preparação espiritual com jejum e oração, sai para as ruas e cidades visitando casas se oferecendo para orar pelas famílias. O sonho do pastor é grande. “Nós já temos o contato de metodistas em Itajubá (MG); a partir desse contato, agora nós vamos iniciar o projeto Casas de Paz. Essas casas se tornam uma célula e das células elas vão se multiplicando até conseguirmos a possibilidade de ter ali na cidade um templo alugado”, destacou o Pastor Bortone.

A comunidade é bastante ativa na cidade. Um grupo visita os hospitais, outro faz esporadicamente sopas para moradores/as de rua. Outra iniciativa da comunidade é a Farmácia Popular. Para isso, o/a interessado/a se inscreve no CIMED Grupo de Medicamentos LTDA para receber doações de remédios. “A ideia é ter medicamentos para ser distribuídos para as pessoas mais carentes”, finalizou Douglas.

O Pastor Douglas está evolvido em outras atividades na cidade. Atualmente ele faz parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Pouso Alegre. O Conselho representa as igrejas evangélicas.