logo-igreja-metodista

Instituto Metodista Teológico João Ramos Jr:

O Instituto Metodista Teológico João Ramos Jrfoi  fundado em 11/01/69, por decisão do XIII Concílio Regional, reunido em Juiz de Fora.

Já no dia 03/03/69 um Grupo bonito e sorridente participa da aula inaugural proferida pelo Bispo Almir dos Santos, numa demonstração clara do interesse da igreja no rápido funcionamento da Instituição.

Foi designado como primeiro diretor do seminário, o Missionário Canadense Rev. Donald E. Cockrill, que dividia a administração com D. Irene Hesselgesser, diretora do Centro Comunitário que funcionava no mesmo local.

Em 1973, assume a direção o Rev. Leon E. Strunk, que até 1975 conduz os destinos do Seminário. Aliás, graças ao irmão Leon, toda a história do Instituto está bem registrada através de fotografias que ressaltam os principais acontecimentos.

O Rev. Adriel de Souza Maia foi o primeiro diretor brasileiro, assumindo em 1976. Até 1979, muitas foram as turmas que se formaram, fornecendo bons obreiros e obreiras à Igreja.

1980 marca um momento especial na vida do Instituto, pois ao final do ano suas atividades foram encerradas. Neste ano de transição esteve na direção do Rev. Vasny Cândido de Andrade.

Em 1981/82 houve uma mudança de finalidade das atividades, passando o Instituto a chamar-se: Centro Teológico João Ramos Jr. Neste período, esteve na direção a Revda. Martha S. A. Strunk.

Coube ao Concílio Regional de 1983, reunido em Juiz de Fora, a decisão pela reabertura da Instituição, que foi dirigida a partir daí pelo Conselho Diretor, sob a presidência do Rev. Aluísio Faria de Siqueira. Foi nomeado para dar assessoria ao Conselho o Rev. Antônio Maurílio Guimarães.

O período que vai de 1983 a 1988, foi muito rico de realizações e promoções oferecidas pelo Instituto à 4ª Região Eclesiástica. Na verdade, os leigos foram prioridade absoluta, até a criação do Curso Básico de Teologia em 1987. Nesta altura dos acontecimentos já havia surgido também a Coordenação de Leigos, que teve como primeira titular a Revda. Genilma Böhller. Foi também neste período, em 1986, que assumiu a Coordenação do CBT, o Rev. Messias Valverde.

Bons momentos foram vivenciados pelo Seminário sob a direção do Rev. Western Clay Peixoto, de 1989 a 1993. Consolidaram-se os Cursos de Leigos e por Correspondência, houve parceria com muitas Organizações Ecumênicas e Inter Denominacionais e, o início do Curso de Formação Teológico Pastoral, de nível médio.

De 1994 a 1999, esteve à frente da Instituição o Rev. Edésio de Oliveira Rocha, tendo como Coordenador do Laicato o Pr. Antonio Maurílio Guimarães.  No período, foram criados três novos núcleos teológicos e, em parceria com a Secretaria do Estado de Educação, formaram-se várias turmas de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso, com o credenciamento dos alunos para ministrar aulas de Ensino  Religioso nas Escolas Estaduais.

O Instituto oferecia também os cursos: Básico de Teologia e CFTP (Curso de Formação Teológico Pastoral).

Em 1995 foi lançado o Curso de  Missões pela Coordenação do Laicato, atendendo a um antigo anseio de um grupo de irmãos e irmãs .

Na gestão do Pr. Antônio Maurílio Guimarães iniciado em 2007, o jovem Instituto Teológico, no auge de sua mocidade, vive momentos de grande atividade e criatividade e pôde promover algumas iniciativas pioneiras e importantes para a vida da 4ª Região Eclesiástica.

Foram criados 8 núcleos teológicos, que em regime semi extensivo forma evangelistas  para a Quarta Região Eclesiástica.

Em 2002, já possuíamos cerca de 100 missionários e 300 evangelistas formados.

Os núcleos são: Belo Horizonte, Valadares, Vale do Aço, Muriaé, Vitória, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Cataguases.

O salmista demonstra sua gratidão com uma expressão de profundo significado, no Salmo 116. “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?”

Ao completar quarenta e três anos   de Equipe e Missão, o IMTJRJR, através de sua Equipe e, olhando os seus mais de quinhentos alunos, quer usar a mesma expressão do salmista e responder: Daremos ao Senhor, ainda mais de nós mesmos, a fim de que Seu nome seja glorificado em nossas ações.

Em 11/01/2013, a Instituição completa 43 anos, perseguindo os mesmos ideais e esforçando-se por ser útil à Igreja. Plenamente integrada no Programa Regional de Revitalização de Igrejas, (PRE – Proclamar, Revitalizar, Expandir), neste ano de 2013, o IMTJRJR formará cerca de 300 novos Evangelistas que serão usados como instrumento para a expansão da igreja nos campos avançados.

A partir de 2007 a Direção – Geral está sob a responsabilidade do Pastor Antônio Maurílio Guimarães, que desde 1983, tem estado presente na vida do Instituto, em momentos intercalados. No período de 2000 à 2007, estiveram respondendo pela direção os jovens pastores, Rev. Claúdio Werneck e Rev. Marcos Rodrigues Lima. Continua viva no coração de todos os obreiros que atuam nos vários segmentos de atividades da Instituição, a resposta dada 15 anos atrás, à pergunta do Salmista, feita no Salmo 116. “Daremos ao Senhor, ainda mais de nós mesmos, a fim de que Seu Nome seja glorificado em nossas ações”.