O Pastor Jovanir Lage, diretor do Instituto Metodista Teológico João Ramos Júnior, defendeu nesta terça-feira, dia 21/09, sua tese de doutorado em Ciências da Religião, com ênfase em Antigo Testamento. A tese intitulada “A Tríade Social e suas implicações para a teologia bíblica veterotestamentária. Indícios de uma teologia marginal” analisa as ocorrências da tríade estrangeiro, órfão e viúva no texto bíblico e as evidências da constante defesa desta categoria, no livro do Deuteronômio.
A banca examinadora foi conduzida pela orientadora, Doutora Suely Xavier (UMESP) e contou com a presença do Doutor Antônio Carlos Frizzo, docente titular do Instituto Teológico São Paulo; Doutor Élcio Mendonça, titular da Universidade Metropolitana de Santos; Doutor Tércio Machado Siqueira – Universidade Metodista de São Paulo e Doutor José Ademar Kaefer, titular da Universidade Metodista de São Paulo.
Dentre os destaques da defesa doutoral foram elogiados o rigor científico do trabalho e seu desenvolvimento metodológico. O Doutor José Ademar Kaefer ressalta a importância e a relevância do tema que propõe o resgate de uma leitura social e pastoral dos temas bíblicos, que de certo modo, foram esquecidos pelo cientificismo acadêmico.
Em nota de agradecimento o Pastor Jovanir ressalta:
“Depois de uma longa jornada de pesquisas e o cansaço das muitas viagens semanais que me conduziram à aprovação no doutorado, agradeço a Deus por colocar em meu caminho, pessoas que se tornaram essenciais neste processo. Obrigado aos amigos, mestres e familiares e obrigado à Igreja Metodista que me proporcionou os espaços necessários ao estudo teológico”