logo-igreja-metodista

 

Belo Horizonte, 20 de setembro de 2022.

Aos Pastores e Pastoras

Ref.: Orientações para o Dia Regional de Avaliação 2022.

Graça e paz!

Para facilitar as orientações abaixo, fica convencionado para este documento que presbítero/a, pastor/a, MD serão denominados/as “OBREIRO/A” e que Igreja, Congregação, Ponto Missionário, Campo Missionário Regional ou Distrital e Projeto Missionário de Plantação de Igreja, serão denominados/as “UNIDADE ECLESIÁSTICA”, este último termo, conforme já expressado no PRAM.

  • As avaliações serão totalmente na modalidade on-line com formulários digitais.
  • As avaliações acontecerão somente no dia 16 de outubro de 2022, das 9h às 12h, sem prorrogação.
    1. Participarão os/as membros presentes na reunião de avaliação na sua respectiva unidade eclesiástica;
    2. Membro que não puder participar de forma presencial por motivo justificado (doença, escala de serviço, viagem, congressos ou encontros oficiais da Igreja, dentre outras justificativas plausíveis), solicitará por escrito (impresso ou e-mail ou WhatsApp) ao obreiro/a titular, para que seja autorizado/a a fazer a avaliação em outro ambiente fora da reunião presencial de avaliação, como caso excepcional; a data e o horário de acesso permanecerão os mesmos.
      1. O/a obreiro/a confeccionará duas listas: a de presença e a lista de solicitações para participação não presencial justificada.
      2. Da lista de presença deve constar nome legível, CPF e assinatura: (exemplo abaixo)
  1. Quem não se enquadrar nestas opções acima, não participará da avaliação.
  • O/a obreiro/a titular convocará a reunião de avaliação com 15 dias de antecedência mínima para que todos/as se programem em seus compromissos e tenham a oportunidade de
  • O/a obreiro/a local receberá o QRcode de acesso à página de avaliação para sua unidade eclesiástica através do seu acesso pessoal ao aplicativo Apprisco. Quem não usa o Apprisco precisa entrar em contato com o setor de TI da Sede Regional com urgência para cumprir a rotina de acesso ao
  • O QRcode acima só poderá ser usado pelo obreiro/a responsável pela unidade eclesiástica no dia e no horário da reunião de avaliação. O QRcode não poderá ser divulgado para fora dos dois grupos citados nos itens a e b do tópico
    1. O QRcode deverá ser projetado em tela no momento da reunião de avaliação presencial e divulgado num grupo de WhatsApp específico composto somente daqueles/as que solicitaram a participação não presencial por motivo
      1. Caso a unidade eclesiástica não possua projetor (Datashow), o obreiro local imprimirá o QRcode em tamanho e número suficiente para os presentes. Uma mesma folha pode ser usada por vários/as participantes para capturar a imagem com a câmera do celular e acessar a página de avaliação.
      2. O QRcode não dará acesso depois das 12 horas do dia 16/10/2022.
    2. Quem usar o QRcode e cujo nome não constar na lista de presença ou na lista de solicitações para participação não presencial, terá a sua participação impugnada e
  • Após o término da avaliação, fechado no sistema Apprisco, em algumas horas será disponibilizada a listagem eletrônica de participantes da avaliação, para que cada obreiro/a confira / confronte com a lista de presença da unidade eclesiástica e com a lista de autorizações para participação não presencial.
  • A avaliação possui um cabeçalho de identificação e o/a participante deverá fornecer o seu CPF como forma de

validar a sua participação.

  1. Cada CPF terá acesso a uma única avaliação da unidade eclesiástica, a uma única avaliação pastoral para cada obreiro/a nomeado/a ali. Cada obreiro/a também se identificará e fornecerá o seu próprio CPF e somente terá acesso a sua própria autoavaliação.
  • No caso de unidades eclesiásticas que possuem obreiro/a titular e coadjutor/a, cada membro responderá a uma avaliação da respectiva unidade eclesiástica e a avaliações pastorais correspondentes ao/à titular e a cada coadjutor/a nomeado/a em sua unidade eclesiástica.
  • Em nossa realidade regional, não temos conhecimento de membro que seja incomunicável por celular próprio ou de algum familiar. Assim, a unidade eclesiástica que não possui wifi, deverá avisar aos membros para que usem os “dados móveis” de seu próprio celular ou do celular de algum irmão/ã local, parente, amigo/a.
  • Um mesmo aparelho celular poderá servir para que várias pessoas respondam à avaliação.
  • Num caso excepcional, muitíssimo improvável, em que a unidade eclesiástica não possua wifi e nem haja qualquer sinal de celular disponível, o obreiro/a poderá autorizar que o/a membro realize a avaliação em casa, com sinal próprio, mediante a confecção de uma listagem de identificação prévia para conferência com o O/a obreiro/a titular é o/a responsável por este expediente.
  • Em cada unidade eclesiástica, o/a obreiro/a fará a convocação de alguns irmãos e irmãs que têm facilidade com esta tecnologia para que auxiliem aqueles/as que tem dificuldades, preservando sempre a opinião de quem é o/a participante que responderá a avaliação naquele
  • O/a obreiro/a não terá acesso às respostas individuais de
  • As respostas individuais serão mantidas em sigilo e só serão acessadas pelo Bispo presidente e, em alguns casos que o Bispo presidente julgar, pelos/as Superintendentes Distritais e Superintendente Missionária.
    1. No caso das respostas individuais, será tratado o mérito da resposta e não o autor/a dela, mantendo-se, assim, o sigilo sobre quem respondeu, a não ser que o/a autor/a da resposta, em campo próprio contido no formulário, peça que seja trazida a sua identificação justificando isso em seu
  • Alguns dados não pessoais serão convertidos em dados estatísticos e serão disponibilizados para os/as obreiros/as, unidades eclesiásticas, superintendentes distritais e superintendente missionária/o. Nosso alvo é descobrir e analisar as necessidades locais, distritais e regional num amplo espectro, criando possibilidades de resposta e auxílio a estas necessidades.
  • Os tópicos das avaliações possuem um caráter pedagógico além do próprio caráter
  • Elaboração da Avaliação: Rev. Marcílio Gonçalves Pereira Filho / Assessoria Técnica em Psicologia: Camilla Machado CRP04-37847 / Conferência e Aprovação: GT de Avaliações e Ministério de Ação Episcopal / Gestão Regional de TI: Ayron Goese / Sistema de Gestão Apprisco: Dzenvolve Soluções Estratégicas / Supervisão Geral: Bispo Roberto Alves de Souza.

 

 

Havendo qualquer dúvida estamos à disposição para as devidas informações. Deus abençoe a todos/as!

Rev. Marcílio Gonçalves Pereira Filho                                Bispo Roberto Alves de Souza

Coordenador GT de Avaliações 2022                                   Presidente Quarta Região Eclesiástica