logo-igreja-metodista

Em novembro de 2021, o metodismo completa 100 anos de vida e missão no município de Carangola/MG. O marco histórico da organização da Igreja Metodista na cidade é o dia 13 de novembro de 1921. Vale destacar que conforme registra o historiador e professor Rogério Carelli em seu livro “Efemérides Carangolenses (1827-1959)”, esta foi a primeira denominação cristã do ramo protestante a estabelecer-se na cidade.

 

O metodismo Carangolense teve importante papel na história do metodismo brasileiro, quando em 1934, seu Concílio Geral elegeu o Rev. César Dacorso Filho (então pastor da Igreja Metodista em Carangola) como o primeiro Bispo brasileiro. Até então, apenas bispos norte-americanos haviam presidido a igreja no Brasil. César ficaria conhecido como o grande consolidador da autonomia do metodismo em nosso país.

 

Foi também através da Igreja Metodista em Carangola, que o metodismo se instalou em outros pontos de nossa região, como por exemplo: Caiana, Caparaó, Fervedouro, e ainda, nos bairros Triângulo e Lacerdina, em Carangola.

 

Transcorridos 100 anos, o metodismo carangolense apresenta incontestável relevância histórica. Mantém-se consolidado, avançando e cumprindo sua missão de proclamar o Evangelho de Cristo.

 

A data tem alcançado significativa repercussão e importância na cidade. No dia 06 de novembro ocorreu uma solenidade para lançamento do Selo Comemorativo, produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em homenagem aos 100 anos de vida e missão da Igreja Metodista em Carangola. Diversas autoridade da sociedade civil estiveram presentes, bem como os reverendos Wesley Gonçalves (Secretário Executivo da AIM 4ªRE) e Leomir Paschoal (Secretário Regional de Ação Administrativa), representando a Sede Regional. Todos participaram do ato de obliteração do selo.

 

Outra conquista singular foi a instituição do DIA DO METODISMO CARANGOLENSE, através da LEI MUNICIPAL N.º 5.330/2021:

 

Nas palavras do Rev. Márcio Abreu de Freitas, pastor titular da igreja desde 2008, “é tempo de agradecer a Deus por todos aqueles/as que, com seu amor e serviço, colaboraram para que chegássemos até aqui. É tempo de reafirmar nosso papel, como discípulos e discípulas, que, nos caminhos da missão, anunciam a Graça do Senhor.”